NOSSA

História

Somos Irmãs da Congregação de Jesus, fundada por Mary Ward em 1609. Quando fundou a Congregação, numa inspiração divina, adotou as Constituições da Companhia de Jesus. Consequentemente, vivenciamos a Espiritualidade Inaciana, ou seja, uma espiritualidade e um modo de proceder iniciado por Santo Inácio de Loyola.

 

As irmãs alemãs iniciaram a Congregação de Jesus no Brasil. As primeiras irmãs chegaram da Alemanha em 1934, já num clima de Segunda Guerra na Europa. Com o nazismo, tudo se complicou, pois as escolas católicas da Alemanha tiveram que ser fechadas e, com isso, as irmãs perderam seu campo de missão naquele país. Com grande ardor missionário, elas deixaram sua pátria, suas famílias, tudo o que lhes era mais estimado e partiram para o Brasil. Eram jovens bem formadas profissionalmente, com um futuro brilhante pela frente, mas preferiram continuar seu seguimento a Jesus Cristo, num lugar distante, diferente, com outros costumes, outro idioma e tantas outras dificuldades a serem vencidas. Essas grandes missionárias deram muito de si em nossa província.

Algumas irmãs alemãs nunca mais regressaram a seu país, nem mesmo para as férias. Outras voltaram à Alemanha para visitar suas famílias depois de dez anos que estavam aqui. Mas todas elas dedicaram-se totalmente a essa missão aqui no Brasil. Nossa Congregação está presente aqui há mais de 80 anos. A semente lançada foi realmente muito fecunda. Foi uma semente muito cuidada, bem cultivada. Os frutos não tardaram a aparecer. As escolas começaram a prosperar e assim seu serviço apostólico daria muitos frutos!Alguns anos mais tarde, algumas jovens brasileiras foram ingressando na Congregação, quem sabe, sentindo-se atraídas pelo testemunho daquelas mulheres destemidas, corajosas, missionárias, discípulas, peregrinas…!