Nosso Carisma:

 

Propagação e defesa da fé e da justiça.

 

 

Nossa Espiritualidade:

 

Nossa espiritualidade essencialmente diz respeito ao modo como vemos, como experimentamos e como respondemos ao mundo no qual vivemos. 

 

Todas as congregações religiosas possuem uma espiritualidade que reflete a espiritualidade de seus fundadores. Mary Ward, nossa fundadora, desejava uma congregação inspirada naquela dos jesuítas, ou seja, na Espiritualidade Inaciana, se bem que ela possuía sua própria espiritualidade. 

 

A Espiritualidade Inaciana é baseada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Nessa espiritualidade, somos convidadas a perceber em nosso interior os movimentos do Espírito. Para isso, devemos escutar e sentir com profunda atenção a vontade de Deus para nós. Agindo assim, entraremos numa relação íntima com Ele, que é nosso Criador e Senhor. Para Santo Inácio, o essencial é “encontrar a Deus em tudo”.

 

Nossa fundadora, no início da fundação da Congregação, não sabia onde aquele seu desejo de fundar uma congregação aberta, apostólica, não monástica, a levaria. Então, atenta às inspirações de Deus, atenta aos movimentos do Espírito e pelo discernimento, ela conseguiu escutar o que Deus queria para aquela nova fundação. 

 

Nós, Irmãs da Congregação de Jesus, devemos ser disponíveis, com aquela prontidão incondicional para a missão, e temos que focar nosso ser e agir naquilo que queriam Santo Inácio e Mary Ward: que tudo seja para a “maior glória de Deus”. Tudo isso leva-nos a ser contemplativas na ação, no que quer que façamos e onde quer que estejamos.